Dia Internacional da Mulher Vencedora

Há mais de cem anos que o dia 8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher. Foi em 1910 durante uma Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, que a Clara Zetkin, professora, ativista e defensora dos direitos das mulheres apresentou a proposta de tornar essa data internacional. O evento reuniu mulheres de 17 países e todas aprovaram a ideia por unanimidade.

Clara Zetkin foi a grande responsável por levar discussões à cerca da realidade das mulheres para o movimento sindical e socialista, criou uma revista escrita por mulheres e trabalhadoras, A Igualdade, e junto com a também ativista política, e Alexandra Kollontai idealizou uma jornada anual de manifestações em busca de melhores condições trabalhistas e o direito de voto para as mulheres.

Mas foi em 1908 que todo esse movimento começou. Em Nova York, uma das grandes cidades industriais dos Estados Unidos, 15 mil mulheres, operárias se levantam e vão as ruas marchar, reivindicando por direitos dignos, como a redução das jornadas de trabalho, direito ao voto e salários melhores.

O Dia da Mulher é mais que uma data comemorativa. Na verdade, continua sendo um dia de resistência e conscientização aos direitos das mulheres, fortalecimento da luta contra o assédio e violência vivida ainda por muitas em nossa sociedade, a necessidade de equiparação social e financeira, a extinção da desigualdade de gênero e o respeito às nossas escolhas.

Também é um dia para lembrarmos das nossas conquistas, todos os avanços ao longo desse tempo, como na política e na economia, as posições alcançadas, inclusive no mercado de trabalho, o direito de sermos quem queremos ser.

Com isso desejamos uma feliz vida à todas as mulheres que engrandecem esse universo com sua sabedoria, intuição e sagacidade. O Programa Em Sintonia deseja um Feliz Dia Internacional da Mulher Vencedora!

Mulher, ser dotado de força, muito dom e beleza, raiz da terra, semente que brota a natureza, formosa és tu

Mulher, divina alma gera a humanidade inteira, berço esplêndido és tu, as margens do rio da vida, o grito de dor que nasce para ser mais uma de tu

Mulher, exemplo, caminho, jornada, de luta, arredia, escrava, santa imaculada, ser o que quiser ser

Mulher, mãe, esposa, filha, emponderada, elogios, rótulos, avexada, seguindo de pé estrada, magnífica és tu

Mulher, por todas que foram e se foram, por todas que somos e fomos, e todas que ainda seremos, bendita somos nós

Mulher

(Daiane Martins)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *